Lumínea

A avaliação contemporânea do património faz-se em atenção a valores como Autenticidade, Integridade e Verdade – na função, na técnica e nos materiais. São esses valores que permitem uma identificação mais isenta do património imobiliário para que a sua avaliação possa determinar o sentido da manutenção ou não do existente.

 

De modo a rematar, completar e resolver um quarteirão disforme e inacabado no centro da cidade, tanto em perímetro como em altimetria, propôs-se um novo edifício aumentando o espaço publico na redefinição dos passeios e implantação, resolvendo simultaneamente uma empena alta de 12 pisos deixada incompleta pelo edifício vizinho.

 

O edifício articula 2 volumetrias de habitação e comércio sobre uma base comum de pisos em cave para estacionamento. Entre os dois volumes localiza-se um largo que antecipa a entrada para a volumetria maior e permite mais luz solar e vistas desafogadas.

 

A organização interna do conjunto teve como princípio viabilizar programas de aparcamento e habitação num terreno triangular de dimensões reduzidas. A localização dos acessos verticais determinou a viabilidade do conjunto. 

 

Nos pisos inferiores distribuem-se tipologias mais pequenas enquanto a torre apresenta um apartamento por piso.

CLIENTE

Garrido Matos

AUTOR

Ricardo Vieira de Melo

COLABORADORES

Rui Figueiredo, Mical Pinheiro, Cátia Rodrigues, André Verde, Filipe Coelho, Ana Silva

ESPECIALIDADES

Struconcept, Eugénio Maia; EMTEP, Protega

ÁREA DE CONSTRUÇÃO

3494 m2 acima do solo, 2153 m2 abaixo do solo

PROGRAMA

Habitação e Comércio

DATA DE PROJECTO

2019

DATA DE CONCLUSÃO DE OBRA

-

LOCALIZAÇÃO

Rua Conselheiro Luis Magalhães – Aveiro

MODELAÇÃO 3D

Maro Studio

Category
Habitação coletiva