Live'in Glicínias

Sol e silêncio

 

A área de intervenção integra um tecido urbano em crescimento contínuo e acelerado, composto por grandes empreendimentos de comércio e habitação, confirmando a zona como área de atracção e animação da cidade nova.

 

O conjunto compõe-se de três volumes habitacionais perfazendo um total de 89 fogos, assentes sobre uma base comercial de cerca de 4.000m2 que se reparte por duas cotas e frentes distintas. A norte configura um volume que acompanha uma nova saída viária para nascente, a sul abre-se ao loteamento com vãos comerciais de 6,20 de altura sombreados pelo corpo comercial da cota alta.

 

O bloco nascente de habitações apresenta as tipologias mais pequenas, organizando as duas frentes com fogos duplex que procuram os quadrantes mais luminosos. As restantes habitações implantam-se em dois volumes gémeos, orientadas a 45º relativamente ao alinhamento dos arruamentos garantindo assim maior abertura e visibilidade através do lote. Esta opção permite ainda que cada corpo disponha de frentes desimpedidas para a paisagem. O desfasamento estrutural que esta solução exige e a necessidade de considerar tipologias variadas nestes blocos requereu uma opção que optimiza a estrutura obtendo grandes vãos livres. Cada torre conta apenas com o núcleo rígido dos acessos verticais e quatro pilares de cada lado. Os dois volumes gémeos, resolvem o alçado com duas capas que formalizam as frentes nascente e poente: a primeira mais interna, em vidro, permite estender o espaço percebido para o exterior, a segunda é uma máscara que controla os ganhos solares e o ruído. A presença da via rápida de atravessamento da cidade – EN 109, obrigou a escolher sistemas de revestimento com o objectivo de diminuir o impacto sonoro. A volumetria quebrada das varandas em alumínio e os seus tetos acústicos foram a resposta eficaz para reduzir o ruído viário.

AUTOR

Ricardo Vieira de Melo

COLABORADORES

Rui Rei, Ricardo Senos, Jorge Brito, Catarina Simões e Nuno Marques

ESPECIALIDADES

A400 – Afonso Osório e VHM – Rui Maia, Rogério Paulo

ÁREA DE CONSTRUÇÃO

18.750 m2

PROGRAMA

Habitação e Comércio

DATA DE PROJECTO

2001

DATA DE CONCLUSÃO DE OBRA

2007

LOCALIZAÇÃO

E.N. 109 – Glicínias, Aveiro

FOTOGRAFIA

Fernando Guerra (FG+SG); RVDM

Category
Habitação coletiva