Casa Bela Vista
A largura do terreno disponível – menos de 6 metros, e o desejo expresso pelos clientes de organizar o piso térreo apenas com espaços de serviço, formataram uma resposta tipológica que organiza o programa essencial nos dois pisos superiores, que desenha um volume pousado sobre os muros.
A casa tira partido das duas frentes nascente e poente. De um lado o sol, do outro as magníficas vistas para a Ria de Aveiro. Reforçando essa dualidade, o programa desenvolve-se simétrico a partir da escada central.
A axialidade que domina a casa sente-se vertical e horizontalmente. A sala comum desenvolve-se em 3 espaços e estende-se entre os dois quadrantes, de poente até nascente. Assumindo o seu posicionamento nuclear, a sala expande-se também na vertical, através de um duplo pé-direito, que ajuda a organizar o nível superior e confere unidade ao conjunto dos dois pisos.
No piso superior distribui-se o programa íntimo da casa. Um quarto e uma sala de apoio para cada alçado, são unidos por uma ponte metálica que vence o vazio entre ambos.
A articulação entre cheios e vazios, tanto no interior como no exterior, desmonta a aparente estabilidade que a forma estereotipada da casa apresenta, obtendo espaços mais ricos e iluminações naturais inesperadas.
CLIENT
Private
AUTHOR
Ricardo Vieira de Melo
TEAM
Ricardo Senos, Damião Santos, Ânia Abrantes, Nuno Marques
SPECIALITIES
MN Engenheiros, Lda
CONSTRUCTION AREA
269 m2
PROGRAMME
Single houses
PROJECT DATE
2009
END OF CONSTRUCTION
2013
LOCATION
Av. da Bela Vista, Costa Nova - Ílhavo
PHOTOGRAPHY
José Campos; RVDM






